Os forros de gesso são utilizados principalmente para criar efeitos estéticos com função decorativa ou a fim de esconder vigas indesejadas e imperfeições nas lajes. Eles proporcionam muita flexibilidade aos projetos arquitetônicos, possibilitando inúmeros desenhos. Com eles, podemos criar sancas, rebaixos e nichos, que podem ser retos ou curvos, dando ainda mais personalidade e elegância aos projetos. Ainda, ótimos aliados nos projetos de iluminação, pois permitem a instalação de quantas luminárias e spots forem desejados e com a disposição que melhor atenda ao projeto.
Os forros de gesso, em conjunto com outros materiais, também proporcionam conforto térmico e acústico. Os forros de gesso são divididos em alguns tipos.
As sancas podem ser fechadas, abertas ou invertidas e são utilizadas quando não se quer rebaixar o teto todo utilizando-o como refletor da iluminação.
Também conhecidas como ‘forro dilatado’, as tabicas são empregadas para efeitos estéticos ou em forros com necessidade de dilatação, ou seja, forros com áreas superiores a 50 m². A tabica dá o efeito de que o teto está flutuando, solto da parede